sexta-feira, 11 de junho de 2010

Os titulos do povo. BI(RI) em 1941/42 e 1942/43


Na época de 1941/42 o benfica voltou a erguer a taça de campeão Português, o interregno não natura de quatro épocas sem ganhar o titulo, obrigou o clube a reagir aos reveses mais prementes e a reestruturar áreas complexas de cariz técnico desportivo.

A grandeza do Benfica redunda de uma história de vida em que como qualquer história real, é formada de altos e baixos. Ninguém pode afirmar com a força da verdade que viveu sempre em alta, o nosso clube nos finais da década de 30 e inicio de 40 teve de superar dificuldades que poderiam ter influenciado o seu destino de forma negativa. Pela necessidade de ter de abandonar o campo das amoreriras pelo motivo de a área do recinto ser um ponto de passagem da nova auto estrada para o estádio nacional, foi-lhe oferecido o campo do campo grande, designado como a estância de madeira. A necessidade da construção de bancadas associada ao ónus da renda ter um custo de 600 contos mensais não alvitravam dias fáceis aos parcos recursos financeiros da instituição, a indeminização de 800 contos paga pela câmara pela desapropriação das amoreiras e a mobilização dos Benfiquistas ajudaram a debelar a crise. A juntar a tudo isto, juntavam-se os maus resultados desportivos.
As capacidades directiva e mobilizadora associadas à destreza e cararácter arguto do nosso presidente Augusto da Fonseca, que com uma gestão rigorosa baixou substancialmente os custos do campo grande, em conjunto com uma campanha notável de um aumento significativo de sócios, recolocou o benfica no trilho de uma gestão eficaz sem dividas. Paralelamente a visão estratégica desportiva desaguou na contratação do mister Janos Biri, um Mister de qualidades impares e inegualáveis à altura.


Augusto Fonseca,
presidente entre 1939 e 1945




O novo campo foi inaugurado com pompa e circunstência a 5 de outubro de 1941, a tormenta de não ter campo para treinar e jogar como acontecera na época de 40/41 chegara ao fim. As receitas de bilheteira e de quotozição bateram recordes de até então, o nosso glorioso clube entrou numa era de expansão em virtude de cataplutas de valores baseados na motivação e participação de todos os Benfiquistas.




CONTINUA!


Viva o Benfica.

Sem comentários:

Enviar um comentário