terça-feira, 15 de junho de 2010

OS TITULOS DO POVO! 1949/50 AZIMUTES À TAÇA LATINA

Bastos, Rosa, Jacinto e Fernandes, Morerira, Felix, Francisco Ferreira (cap), Corona, Arsénio, Júlio, Pascoal e Rogério

O campeonato de 1949/50 foi um levantar ferro, com o rumo traçado à mitica taça latina. As quatro épocas transactas sem ganhar o titulo, foi o maior número de campeonatos seguidos que o Benfica esteve sem ganhar o ceptro Português até então.
Ted Smith foi o Mister que pôs fim ao jejum, até à data o Benfica tinha baseado a filosofia de comando técnico à velha escola "Magiar", com a entrada do Mister Ted Smith no manuseamento do futebol Benfiquista, foram introduzidos e aferidos outros processos de Jogo. O novo Mister jogou no Millwall durante dezassete anos, após deixar de jogar formou-se como treinador na Associação de futebol Inglesa. Veio para o Benfica com a função de coadjuvar o Mister Lipo Hertzka, pegou o leme da equipa nesta época integrado e conhecedor do futebol Português pela mão do Mister Lipo Hertzka e Cândido tavares. Após a conquista do campeonato, o "Manager" triunfou na mitica e histórica taça latina, o 1º grande troféu internacional do futebol Português.

Ted Smith, à esquerda. O "Manager" da taça latina.

Com muitas alterações, onde se destaca a despedida do saudoso Espirito Santo, o mais eclético dos desportistas Portugueses. O Benfica fez um arranque de campeonato fugaz de quatro vitórias seguidas, após um empate em casa com a académica: o glorioso tem oito vitórias seguidas. O campeonato ficou decidido para o maior clube Português bem antes do seu final, quando à 23ª jornada o Benfica se deslocou a casa do Sporting dos cinco violinos com oito pontos de vantagem, a derrota por 3-2 nada alterou no que toca ao desfecho do campeonato.






,



Bastos, guarda redes antecessor e exemplo de Costa Pereira. Felix Antunes, defesa central de qualidade mundial.
À 26ª e última jornada, a 7 de Maio de 1950. O Benfica deslocou-se à Covilhã já campeão, triunfou por 4-3. Com esta vitória no campeonato, teve acesso à taça latina. prova que se viria disputar daí a um mês, o futebol Português estava prestes a viver o seu primeiro grande epicismo internacional pelas mãos do Sport Lisboa e Benfica.
Viva o Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário