sexta-feira, 11 de junho de 2010

OS TITULOS DO POVO BI(RI) 1941/42 - 1942/43 continuação



Continuando o previlégio à escola magiar, o Benfica na época de 40/41 contratou Janos Biri. Sanadas as questões estruturais de instalações e cariz financeiro, os resultados desportivos surgiram naturalmente na época de 1941/1942 e 1942/43 com o bicampeonato sob a batuta do Mister Biri, este senhor no verdadeiro intrínseco sentido da palavra chegou a Portugal em 1933, contratado pelo Boavista FC para a posição de guarda redes. À época foi considerado o melhor guarda redes a jogar em Portugal, Quando em 1940 o Sport Lisboa e Benfica o convidou para treinar o Benfica, o Mister encetou um trabalho exemplar quer no aspecto desportivo quer no humano.

A devida e correcta análise à entrada do Mister no Benfica, resulta na conclusão que Biri foi o homem certo na altura certa. O mister era muito meticuloso e constantemente parava os treinos para corrigir jogadas e posições, trabalhava imenso as bolas paradas, conseguindo que a sua equipe nos jogos desenhasse jogadas de bonito recorte técnico.

O campeonato de 41/42 teve um começo com três vitórias noutros tantos jogos, o que balanceou o Glorioso para um campeonato bem conseguido e de elevada qualidade, o nº de clubes passou de oito para doze. Tal facto associado à disciplina e rigor táctico que imperava no grupo, bem como a qualidade de grandes jogadores como: Francisco Ferreira, Nelo, Francisco Rodrigues e Valadas. Culminou com o titulo arrecadado a três jornadas do fim, tendo como premeio um intenso derby jogado no campo grande iluminado por uma reviravolta de 1-3 para 4-3.



Valadas com os golos decisivos e Francisco Ferreira com o seu futebol perfumado, ajudaram esta equipe a inalar classe.

O campeonato terminou com uma vantagem de quatro pontos sobre o eterno rival Sporting e oito para o belenenses.

Martins, Gaspar e Ricardo Freire, César Ferreira, Albino e Francisco Ferreira, Manuel da Costa, Nelo, Rodrigues, Teixeira e Valadas.


Viva o Benfica.

Sem comentários:

Enviar um comentário