domingo, 6 de junho de 2010

Os titulos do povo 1º 1935 / 36

Nos próximo mês e meio, vou reeditar um post que escrevi num blog Benfiquista o qual prezo e visito diáriamente , durante um curto período fui escriba do "fórum Benfica". Entre outros: editei um post que designei como "Os titulos do povo" no dia que antecedeu o nosso 32º titulo, este post retratou de uma forma muito sintética e sumária os titulos do Glorioso Benfica.
Os próximos dias num total de mais ou menos um mês e meio vão ser dias em que o vazio vai ser borrifado com um sentimento de saudade do futuro, a ânsia de ter o coração a palpitar à cadência das papoilas saltitantes sobre o verde do relvado ousam-me à busca de motivo para escrever no meu blog sobre o Benfica. Lobriguei então estes futuros posts que ao lhes dar a designção de "Os titulos do povo" evoco grandes momentos do nosso Benfica e reitero aqui que: os nobres têm titulos, os ricos idem, a determinados extractos da nossa sociedade são também atribuidos titulos que ninguém de bom senso entende porquê, outros clubes que os conseguem nos meandros do alterne e notivagos do futebol.
A nós, ao povo os verdadeiros e reais titulos desde 1904 são dados pelo Sport Lisboa e Benfica, o 1º foi no longiquo ano de 1935/36. O qual passo aqui de uma forma puramente apaixonada a descrever.



A foto dos campeões 1935/36 e do presidente Vasco Rosa Ribeiro entre 1933 e 1936
O primeiro titulo aconteceu numa altura em que o futebol Português registou uma grande transformação muito por consequência da humilhante derrota da selecção nacional frente à Espanha , por 9-0. Até esta altura jogavam-se as ligas regionais e o campeonato de Portugal era através do sistema por eliminação, Foi nesta época que foram então lançados os campeonatos da I e II ligas.
Foi um campeonato jogado com 8 clubes muito disputado, o 5º lugar (V.Setubal) somou 16 pontos o 4º (Belenenses) 17 pontos o 3º (sporting) 18 pontos e o 2º (fcp) 20.
O campeão Benfica, somou 21 pontos com um alvarage de 44-23. As restante equipas eram o Boavista, Carcavelinhos e a Académica com: 11, 6 e 3 pontos respectivamente.



Vitor Silva


A grande figura do futebol do Benfica neste campeonato foi o dedicado e labutador Vitor Silva, jogador talentoso e dedicado Benfiquista despediu-se prematuramente dos relvados devido a doença. Nas 133 vezes que vestiu o manto sagrado marcou 113 golos e festejou 3 vitórias no campeonato de Portugal, jogou 19 vezes pela selecção nacional. O nosso avançado Valadas foi o nosso melhor marcador com 11 golos e o Gustavo teixeira e o Albino com a raça e o querer ajudaram com equibilidade a consolidar esta grande equipe para o almejado titulo, a equipe tipo do Benfica: Gatinho, Gustavo, Baptista, Albino, Rogério, Domingos lopes, Xavier, Vitor Silva, Torres e valadas.


O Mister Lipo Hertzka, de nacionalidade Húngara. Encarnou a alma Benfiquista e conduziu de uma forma conscenciosa e profissional o Benfica no 1º tri do Benfica, da velha escola magiar treinou outros grandes clubes da Europa, Real Sociedad, Colónia, Atlético Bilbao e Real Madrid. Um técnico muito honesto e inteligente em que baseava o seu trabalho na adaptação aos jogadores. Com larga visão conseguiu fazer excelentes adaptações de vários jogadores, como exemplo: Cândido Tavares a guarda redes principal, com um intricado sentido de liderança conseguia ter a equipe com elevados niveis de motivação.

Viva o Benfica.

Sem comentários:

Enviar um comentário